AMAMENTAR SÓ TRAZ VANTAGENS
"Amamentar traz inúmeras vantagens, tanto para a
mãe, quanto para o bebê. Diversas pesquisas científicas, ao redor do
planeta, vem comprovando que o aleitamento materno está relacionado à
prevenção de uma série de doenças, como o câncer de mama para a mãe
e à obesidade para o bebê."
Ninguém duvida, hoje em dia, que a amamentação traz incontáveis benefícios,
tanto para a mãe quanto para o filho - e vai-se ainda mais longe:
amamentar também beneficia toda a família e até mesmo o planeta. Como
esta primeira semana de agosto é dedicada ao aleitamento materno, cabe
nos aprofundarmos no tema aleitamento. Vejamos, portanto, as principais
vantagens de amamentar, segundo a Dra. Felicity Savage King.
aleitamento materno exclusivo
De acordo com esta médica, é indiscutível que a amamentação é
essencial para o bom desenvolvimento físico e psíquico do bebê. Com um
ano de idade já é possível observar significantes vantagens
psicomotoras e sociais nos bebês que são amamentados no peito.
Do ponto de vista nutricional, o leite materno contém todos os
ingredientes de que a criança precisa nos primeiros seis meses de vida,
sendo dispensável qualquer outro alimento. Um bebê de até seis meses não
precisa sequer beber água, pois o leite materno já contém água
suficiente para mantê-lo hidratado. Contém ainda proteína, vitaminas,
ferro, sais, cálcio, fósforo e gordura nas medidas certas, assim como
possui uma enzima especial, chamada lípase, que ajuda o bebê a digerir
as gorduras.
O leite materno também contém endorfina, uma substância química que
ajuda a suprimir a dor. Principalmente, o leite materno possui os
anticorpos necessários para que a criança se defenda das muitas doenças
que podem atacá-la em seus primeiros meses de vida. Os bebês que
amamamentam no seio também estão menos sujeitos às infecções, porque
o leite materno é estéril, isento de bactérias e contém fatores
anti-infecciosos, tais como leucócitos, imunoglobinas, lactoferrina,
fator bífido, entre outros. Estes ingredientes, na medida para o ser
humano, só podem ser encontrados no leite materno - o leite de vaca, como
dizem os especialistas, é bom para o bezerro.
Frente às mamadeiras, o aleitamento materno é ainda mais evidentemente
vantajoso. De acordo com uma série de pesquisas, crianças amamentadas no
seio correm menos risco de se tornar obesas, de contrair cáries, de
desenvolver alergias, e de ter problemas de fala (o ato de sugar ajuda no
desenvolvimento das mandíbulas).
Além de todas estas vantagens, crianças amamentadas desenvolvem um vínculo
mais forte com suas mães, sentem-se menos rejeitadas, são mais seguras
e... até mais inteligentes, pelo menos segundo comprova um estudo
realizado na Nova Zelândia. Eles acompanharam 1.000 crianças durante 18
anos e aquelas que foram amamentadas com leite materno, no peito,
provaram-se mais inteligentes e com mais sucesso na escola e na
universidade.
Alguns estudos comprovam até que as crianças que foram alimentadas
artificialmente estão mais predispostas a desenvolver certos linfomas (Davis
MK, Savitz DA, Graubard BI. "Infant feeding and childhood
cancer." Lancet. 1988;2:365-368 e Shu X-O, Clemens H, Zheng W, et al.
"Infant breastfeeding and the risk of childhood lymphoma and
leukaemia". Int J Epidemiol.1995;24:27-32) e também estão mais
propensas a tornarem-se diabéticas do tipo I, ou seja uma diabete
juvenil, insulina-dependente (Virtanen et al: "Diet, Cow's milk
protein antibodies and the risk of IDDM in Finnish children."
Childhood diabetes in Finland
Study Group. Diabetologia, Apr 1994, 37(4):381-7).
Dados preliminares da Universidade de North Carolina/Duke University
indicam que crianças amamentadas tiveram menos risco de contrair artrite
juvenil. Outras doenças, como a esclerose múltipla (Dick, G.
"The Etiology of Multiple Sclerosis." Proc Roy Soc Med -
1989;69;611-5), e os problemas de visão (o leite materno é a única
fonte de vitamina A nos primeiros
dois anos de vida de um bebê) também foram comprovadamente menos
incidentes entre os bebês que mamaram no peito.
Em especial, os bebês prematuros se beneficiam da amamentação, pois o
leite materno produzido pelas mães que tiveram bebês prematuros é
diferente do leite de mulheres que cumpriram toda a sua gestação.
Durante todo o primeiro mês, ele é muito mais forte, similar ao colostro
(o leite das primeiras mamadas, mais escuro e forte).
as mães também se beneficiam
Não só os bebês são cobertos de benefícios com o aleitamento materno.
As mães também podem ver uma série de vantagens em amamentar: perda de
peso mais rápido, menos chance de hemorragia
no pós-parto, menor risco de contrair câncer
de mama, menor probabilidade de ficar anêmica, menos probabilidade de
contrair osteoporose na velhice,
entre outras.
No que diz respeito ao câncer de
mama, por exemplo, pesquisas demonstraram que as mulheres que não
amamentaram ou o fizeram por menos de três meses tiveram 11% menos câncer
de mama na pré-menopausa. Entre as que amamentam por mais de dois anos, a
chance de contrair câncer de
mama cai em 25%. Isso também vale para as mulheres que foram amamentadas
quando crianças: estas correm um risco 25% mais baixo de desenvolver câncer
de mama do que aquelas que foram amamentadas com mamadeira. Não amamentar
também aumenta o risco de desenvolver câncer
de ovário e câncer endometrial. (Rosenblatt KA, Thomas DB, "WHO
Collaborative Study of Neoplasia
and Steroid Contraceptives". Int J Epidemiol. 1993;22:192-197 e
Schneider, A.P. "Risk Factor for Ovarian Cancer". New England
Journal of Medicine, 1987).
Sobre a osteoporose, o risco das mulheres que amamentaram de a contraírem
na velhice é quatro vezes menor. (Blaauw, R. et al. "Risk
factors for development of osteoporosis in a South African
population." SAMJ 1994; 84:328-32;).
Para completar, enquanto estão amamentando, as mulheres correm menos
risco de engravidar. No entanto, é bom que fique claro que amamentar não
é um método contraceptivo seguro e segue sendo importante contar com um
médico que indique uma forma de contracepção suplementar.
vantagens para a família
Amamentar também é vantajoso para a família inteira. Afinal, um bebê
que mama no peito é mais econômico, adoece menos, chora menos e torna a
vida de toda a família mais tranqüila.
Além disso, amamentar é considerado um ato ecológico: evita o uso de
uma série de produtos embalados com alumínio, plástico e outros
materiais que não são biodegradáveis, como latas de leite em pó,
mamadeiras, bicos, entre outros.
depoimento
Estes dados, aparentemente científicos, foram comprovados na prática
pela cabeleireira Maria Nilda Alves de Souza, 36 anos, que amamentou no
peito o filho de sete anos por dois anos e meio. Ela afirma:
"amamentar é uma experiência maravilhosa, pelo contato que
estabelece entre a mãe e o filho. Toda mulher deveria passar por
isso", recomenda. Mesmo do ponto de vista estético Maria Nilda não
hesita em recomendar a amamentação: "Eu emagreci tão rápido! Em
40 dias estava usando as minhas roupas novamente, vestindo jeans e
tudo!", conta. Ela garante que quem pensa que os seios caem depois da
amamentação está enganado: "não caem não! E mesmo que caíssem,
as vantagens são tão grandes que compensaria!", afirma.
A cabeleireira conta que o seu médico a informou, durante o pré-natal,
que quem amamenta tem menos chances de contrair câncer
de mama, osteoporose e outras
doenças. "Amamentar só tem vantagens", diz. Ela ensina que,
durante a gravidez, a mãe deve passar uma bucha no bico do seio quando
tomar banho, para ir perdendo a sensibilidade e evitar as rachaduras.
Maria Nilda, mulher de um professor, ficou um ano e nove meses em casa,
com o filho, e diz que nem por isso deixou de contribuir para o apertado
orçamento familiar: costurou para fora durante este período, e atesta:
"Valeu a pena". Seu filho, aos sete anos, é o mais alto da
turma e já calça 35/36, além de ter uma excelente arcada dentária,
nenhuma cárie e uma saúde de ferro. Ela aconselha: "um cuidado que
a mãe precisa ter é de dar os dois peitos na mesma proporção para a
criança, porque ela tende a preferir o seio esquerdo, onde ouve melhor o
som do coração. Com isso, a mãe pode sair da amamentação com um seio
maior do que o outro", alerta.