Medo de dirigir pode ser superado?

O medo de dirigir, desde que relacionado à insegurança ou excesso de responsabilidade, é até muito normal e sempre bem-vindo.

O problema é quando esse medo impede a pessoa de sequer de pensar em dirigir, trazendo sintomas como suor frio, pernas bambas, entre outros sinais de pânico, nesse caso, então, esse medo pode ser considerado um distúrbio psicológico, a amaxofobia.

Acredite, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 6% dos brasileiros sofrem desse problema.

A boa notícia é que é possível reverter esse quadro.

Por que algumas pessoas têm medo de dirigir?

Muitas vezes, no entanto, o problema não é insegurança e nem excesso de responsabilidade, mas sim, algum trauma passado, vivido direta, ou indiretamente, pela pessoa.

O fato é que o medo de dirigir pode atingir qualquer pessoa, até mesmo aquela que sempre teve habilidade atrás do volante.

Até uma insegurança excessiva pode causar o medo de dirigir, alguém, por ainda não ter experiência, se sentir incapaz de assumir o volante.

Felizmente, hoje já podemos contar com ajuda profissional para vencer esse medo.

Como vencer o medo de dirigir?

Existem profissionais capacitados para lidarem com o grau mais alto desse medo, quando ele já sai da curva de apenas insegurança e excesso de prudência. Os tratamentos podem ser variados, e o mais utilizado é o que combina terapia psicológica com aulas de direção, para ajudar a pessoa a vencer a amaxofobia.

O tratamento começa com uma entrevista, justamente, para determinar a causa do medo de dirigir. Depois, se determina a quantidade e intensidade das aulas de direção para cada pessoa. Certamente, esse trabalho é feito em conjunto com um instrutor, o qual segue as recomendações do profissional nas aulas com o aluno.

A técnica é chamada dessensibilização sistemática, a qual trabalha o medo expondo o aluno ao que é temido, mas de forma gradativa, respeitando seus limites.

Dicas práticas para perder o medo de dirigir

Se o seu caso não chega a ser tão sério a ponto de sentir taquicardia, ou as pernas bambas, então, vale seguir apenas algumas dicas de direção que verá que o medo irá embora.

Treine acompanhado: isso ajudará a ter mais segurança para dirigir. Escolha alguém calmo, experiente e que possa passar seus ensinamentos e dicas, sem que você se sinta nervoso ou ainda mais inseguro.

Treine na garagem, estacionamento vazio: para que aos poucos vá tendo mais intimidade com a direção e, assim, mais segurança, comece treinando em locais vazios e seguros, como a garagem de casa, ou um estacionamento vazio, ou até alguma rua bem tranquila.

Aos poucos e sempre: ninguém nasce sabendo dirigir, é importante que entenda que a segurança só virá com a prática. Por isso, treine sempre que possível e vá aumentando, aos poucos, a distância e as dificuldades, como ladeira, vagas, ré… andando pelo quarteirão, pelo bairro, até o trabalho ou faculdade, faça isso até sentir que está mais familiarizado com a direção e com a segurança suficiente para encarar o trânsito.